A tecla n é um atalho de teclado para pular para a navegação Pular para o início do conteúdo

Este documento é uma tradução. Havendo qualquer discrepância ou erros nesta tradução, a última versão do original em inglês deverá ser considerada como mandatória. Os direitos autorais pertencem ao W3C, conforme indicado neste documento.

Ir para a Home Page do W3CIr para a Home Page da Arquitetura  Internationalization 
 

FAQ: Configurando as preferências de idioma no navegador

Pergunta

Como posso verificar ou alterar as preferências de idioma no meu navegador?

Background

Quando um documento é requisitado ao servidor pelo seu navegador, a informação sobre as preferências de idioma é passada via o cabeçalho HTTP Accept-Language. Se no servidor estiver disponível versões em diferentes idiomas do documento requisitado a informação sobre as preferências de idioma será usada para servir o documento segundo as preferências. Se apenas uma versão estiver disponível, então, ela será servida.

Os principais navegadores em uso, permitem que você defina suas preferências de idioma. Os valores que definem os idiomas estão normatizados nas RFC3066 (tags para identificação de idiomas) e tipicamente estes valores são expressos por um código composto de duas ou três letras (p.ex.: fr para francês), seguidas de um código opcional para representar particularidades, tal como um país (p.ex.: fr-CA representa o francês falado no Canadá ).

Na maioria dos casos a definição de idioma padrão do navegador já esta OK. Por exemplo: se você possui uma versão japonesa de um navegador será assumida uma preferência pelo idioma japonês e esta será enviada ao servidor. Este FAQ mostra a você como alterar o idioma preferido pelo seu navegador.

Resposta

Para verificar ou alterar as definições de preferências de idioma, nos navegadores mais populares, use os comandos de menu como mostrado abaixo:

Um método alternativo para o Firefox consiste em digitar about:config na barra de endereços do navegador e alterar o valor definido para intl.accept_languages (dê dois cliques sobre o item para editá-lo).

Para outros navegadores os comandos de menu para mudar as preferências de idioma podem ser encontrados em: http://www.debian.org/intro/cn#mozilla

Você poderá definir uma listagem em ordem de preferência dos idiomas a ser escolhido. O exemplo a seguir mostra uma listagem de preferências definidas no Internet Explorer para alguém que prefere o português do Brasil, mas caso esta versão não esteja disponível a preferência é para o português de Portugal, espanhol da Argentina, espanhol e inglês a primeira versão que estiver disponível nesta ordem.

Screenshot mostrando uma caixa de diálogo no Internet Explorerpara mudar as preferências de idioma.

Nota importante !

Alguns mecanismos de seleção de idioma instalados no servidor, requerem a exata igualdade da cosificação do idioma com a cabeçalho Accept-Language. Se um documento disponível no servidor, estiver rotulado (codificado) como fr (francês) uma requisão de navegador para fr-CH (francês da Suíça) resultará insucesso. Para assegurar o sucesso você deverá configurar seu navegador para requisitar ambos os idiomas fr-CH e fr. (Ver exemplo a seguir.)

À propósito

Um ótimo exemplo do uso de negociação de idioma é o Press Release do W3C Spanish Office’s Standards Tour em 2004, disponível em espanhol, basco, catalão e galício, bem como em japonês e em francês. Para verificar você mesmo como isto funciona, configure suas preferências em cada uma das citadas linguagens da península Ibérica e clique neste link após cada mudança. Os códigos que você presisará são, es (espanhol), eu (basco), ca (catalão) e gl (galício).

Você poderá ainda verificar a negociação de idioma indo a esta página do: The CSS2 Press Release (disponível em holandês, inglês, alemão, e japonês).

O mecanismo que faz funcionar isto chama-se HTTP Content Negotiation. (negociação de conteúdo via HTTP)

Tell us what you think

Was this useful?
Poor Excellent

I am a:




Leitura complementar

Author: Martin Dürst & Richard Ishida, W3C. Tradutor: Maurício Samy Silva.

XHTML 1.0 Válido!
CSS Válido!
Codificado em UTF-8!

Traduzido da versão inglesa datada de 2005-08-02 14:00 GMT. Última atualização desta versão traduzida 2005-08-04 08:44 GMT

For a summary of significant changes, search for qa-lang-priorities in the change log.