2014-3-10 // by Tim Berners-Lee

Note: This is the Brazilian-Portuguese version of Welcome to the Web’s 25th Anniversary - a Message from Tim Berners-Lee.

No dia de hoje há 25 anos eu apresentei a Proposta para criação de uma funcionalidade que se tornaria a World Wide Web. Meu chefe, àquela época, a classificou de “vaga, mas excitante”. Felizmente ele analisou e gostou da ideia e permitiu que eu trabalhasse nela reservada e paralelamente ao meu trabalho. 

Nos 25 anos seguintes a Web transformou o mundo de uma maneira que eu nunca poderia ter imaginado àquela época. São emocionantes os avanços que têm havido desde então.  Eles foram responsáveis pela geração de bilhões de dólares em crescimento econômico, transformaram dados no ouro do século 21, propiciou inovar nas áreas da educação e saúde, acabou com fronteiras geográficas e sociais, revolucionou os meios de comunicação, reinventou a política em muitos países estabelecendo canais de comunicação entre governantes e governados.

Existem algumas características que permitem a Web, como uma plataforma que é, absorver todo esse crescimento.  Pela sua própria natureza a Web é  universal, grátis, aberta e descentralizada. Milhares de pessoas trabalharam em conjunto para construir as bases da Web movidas por um espírito de colaboração gratificante e sem fronteiras; outras dezenas de milhares de pessoas criaram aplicações e serviços que facilitam muito nossas vidas nos dias atuais, e ainda assim há muito espaço para cada um de nós criar coisas novas tanto na Web como para a Web.   Isto é para todos.

Hoje e durante todo este ano devemos celebrar oe primeiros 25 anos da Web. Mas, embora o clima seja de comemoração e euforia nós sabemos que ainda há muito a fazer. Temos muito a fazer pela Web com o propósito de conduzí-la ao seu pleno potencial. Devemos continuar a defender seus princípios fundamentais e enfrentar alguns desafios importantes. Para citar apenas três:

  • Como conectar os quase dois terços do planeta que ainda não têm acesso à Web?
  • Quem tem o direito de coletar e usar nossos dados pessoais, para que fins e sob que condições?
  • Como criar uma arquitetura aberta e de alto desempenho capaz de ser executada em qualquer dispositivo sem a necessidade de uso de tecnologias proprietárias?

Não são fáceis as respostas para estas e muitas outras questões que envolvem a Web. Lembre-se que a Web foi criada por todos nós, e assim, podemos e devemos participar da definição do seu futuro. Por favor, abrace essa causa. Envie uma mensagem de felicitações para a Web usando a hashtag #web25 ou qualquer plataforma social ou ainda postando nesse site. Colabore com o trabalho da World Wide Web Foundation e da Web We Want campaign. Comprometa-se com o World Wide Web Consortium para opinar e construir o futuro das Web Standards, que manterão a Web uma plataforma poderosa,  começando com o symposium on the future of the Web.

Visite este site (webat25.org) regularmente para manter-se informado sobre detalhes e eventos destinados a celebrar o aniversário da Web, bem como para saber como você poderá contribuir para ajudar a construir seu futuro.  Acredito que trabalhando em conjunto poderemos construir uma Web que seja verdadeiramente para todos: acessível a todos e de qualquer dispositivo e que capacite cada um de nós a alcançar nossa dignidade, direitos e potencial como seres humanos. Vamos fazer deste aniversário um marco para caracterizar um passo crucial no caminho para alcançar uma Web universal.