Idiomas

Esta é uma tradução. Ela pode conter erros ou estar desatualizada em relação à versão original em inglês. Tradutor(a): Maurício "Maujor®" Samy Silva

CSS & XSL

Por que o W3C recomenda duas linguagens de estilos diferentes? Qual delas devo usar? A resposta simples é:

Use CSS sempre que puder e use XSL quando for obrigado.

O porquê

A razão é que CSS é muito mais fácil de aprender e usar, assim a manutenção torna-se fácil e menos dispendiosa. Existem editores CSS do tipo WYSIWYG e de modo geral existem mais ferramentas para CSS do que para XSL. Mas, a simplicidade das CSS impõe limitações. Certas coisas você não consegue fazer com CSS isoladamente. Nesses casos é necessário usar XSL ou pelo menos as transformações XSL.

Então, para que coisas você usa XSL? De modo geral para tudo que necessite transformações. Por exemplo: se você tem uma lista e pretende exibí-la em ordem lexicográfica (à maneira dos dicionários), ou com alteração das palavras da lista ou ainda se elementos vazios devam ser preenchidos e renderizados como texto. As CSS conseguem gerar textos, mas somente textos curtos, tais como numeração de cabeçalhos de seções.

Diagrama

Diagrama mostrando a função do XSL e das CSS na renderização de documentos

O diagrama mostra a função do XSL e das CSS. Documentos XML podem ser renderizados de três maneiras distintas: (1) use CSS se o documento não precisa ser transformado. Caso contrário, use XSL-T que é a linguagem de transformação do XSL conforme duas maneiras: (2) use a sub-linguagem do XSL designada XSL-FO (XSL Formatting Objects) para gerar a estilização ou (3) gere um novo documento XML ou HTML e crie uma folha de estilos para o novo documento.

Mais informações

Bert Bos, Coordenador das atividades das CSS
Copyright © 1994–2022 W3C® Privacy policy

Criado em 22 de julho de 1999.
Atualizado sex 01 abr 2022 13:53:20

Idiomas

Sobre traduções