A tecla de acesso 'n' salta para outro local na navegação da página. Saltar para o início do conteúdo.

Este documento é uma tradução. Se ocorrerem discrepâncias ou erros, o original em inglês mais recente terá precedência. Os direitos autorais originais pertencem à W3C, como indicado abaixo.

Tradutor: Portuguese Translation Team, Trusted Translations, Inc.

s_gotoW3cHome Internacionalização
 

Modificação da codificação da página (X)HTML para UTF-8

Público alvo: iniciantes à internacionalização que desejam mudar a codificação das suas páginas (X)HTML.

Pergunta

Como é que mudo a codificação das minhas páginas (X)HTML para UTF-8?

Informações

Então ouviu dizer que é útil codificar as suas páginas em UTF-8 em vez de uma codificação de herança como Windows 1252 ou ISO 8859-1, e ouviu dizer que os outros estão a fazê-lo, mas não tem a certeza em como o fazer. Esta página irá ajudá-lo.

Resposta

Este artigo resume a informação que deseja. Siga as ligações embutidas para outros artigos no site se desejar obter informação detalhada sobre qualquer passo.

1º Passo: Guardar os dados como UTF-8

Não é suficiente mudar apenas as declarações dentro das suas páginas para dizer que a página está codificada em UTF-8. Deve certificar-se de que os seus dados estão realmente codificados, ou seja guardados, em UTF-8. Se estiver a trabalhar com ficheiros editados à mão então deverá usar o seu editor para guardar o ficheiro em UTF-8 em vez da codificação que estiver a usar. Se estiver a construir ficheiros de conjuntos de palavras e bases de dadaos, deverá certificar-se de que os dados são convertidos quando necessário e de que os parâmetros correctos estão definidos no seu ambiente de conjunto de palavras.

Repare que pode ter de se assegurar que os dados não incluem uma assinatura UTF-8, também conhecida como uma marca de ordem de byte (BOM).

2º Passo: Declare a codificação na sua página

Deverá mudar a declaração da codificação de caracteres na sua página (ou adicionar uma se ainda não a declarou).

3º Passo: Certifique-se de que o seu servidor faz o que está certo

Apesar de os seus dados estarem em UTF-8 e de ter declarado na sua página, o seu servidor pode ainda assim enviar a página com um cabeçalho HTTP a acompanhar dizendo que se trata de outra coisa. A declaração no cabeçalho HTTP irá sobrepor a informação dentro da página.

Para endereçar isto necessita de verificar se se trata ou não de um problema, e de seguida, se o for, efectuar os passos para o rectificar.

São necessários previlégios de administração do servidor para modificar a codificação enviada no cabeçalho HTTP, apesar de o poder fazer por si mesmo se estiver a servir ficheiros através de um ISP. Consulte o seu administrador do servidor. Veja a explicação de uma forma de fazer isto num servidor Apache.

Dê-nos a sua opinião (em inglês).

Subscreva uma alimentação RSS.

Novos recursos

Notícias na página principal

Twitter (Notícias na página principal)

‎@webi18n

Leitura complementar

Autor: Richard Ishida, W3C. Tradutor: Portuguese Translation Team, Trusted Translations, Inc..

XHTML 1.0 válida!
CSS válido!
Codificado em UTF-8!

Traduzido de conteúdo em inglês datado de 2005-08-26. Última versão traduzida modificada 2010-08-27 22:43 GMT

Para obter o histórico de alterações do documento, procure qa-changing-encoding no blog da i18n.