A tecla de acesso 'n' salta para outro local na navegação da página. Saltar para o início do conteúdo.

Este documento é uma tradução. Se ocorrerem discrepâncias ou erros, o original em inglês mais recente terá precedência. Os direitos autorais originais pertencem ao W3C, como indicado no final da página.

Tradutor: Brazilian Portuguese Translation Team, Trusted Translations, Inc.

s_gotoW3cHome Internacionalização
 

Como mudar a codificação de página (X)HTML para UTF-8

Público alvo: iniciantes em internacionalização que querem mudar a codificação de suas páginas (X)HTML.

Pergunta

Como mudo a codificação de minhas páginas (X)HTML para UTF-8?

Informações

Então, você ouviu dizer que é útil codificar as suas páginas em UTF-8 em vez de usar uma codificação do legado como Windows 1252 ou ISO 8859-1, e ouviu falar que os outros estão fazendo isso, mas não sabe ao certo como isso deve ser feito. Esta página irá ajudá-lo.

Resposta

Este artigo resume as informações que você precisa. Siga os links para outros artigos deste site se precisar de informações detalhadas sobre cada etapa.

Etapa 1: Salve os dados como UTF-8

Apenas alterar as declarações não é o suficiente para dizer que a página está codificada em UTF-8. Você deve garantir que os seus dados estão realmente codificados, ou seja, salvos, em UTF-8. Se estiver trabalhando com arquivos editados à mão, você deverá usar o seu editor para salvar o arquivo em UTF-8 e não a codificação que você estava usando. Se você estiver criando arquivos a partir de scripts e bases de dados, você deve garantir que os dados serão convertidos quando necessário e que os parâmetros corretos serão configurados em seu ambiente de scripts.

Observe que você pode precisar garantir que os dados não incluem uma assinatura UTF-8, também conhecida como byte-order mark (BOM).

Etapa 2: Declare a codificação em sua página

Você deve alterar a declaração de codificação de caracteres em sua página (ou adicionar uma se você ainda não tiver declarado).

Etapa 3: Garanta que o seu servidor fará a coisa certa

Embora os seus dados estejam em UTF-8 e você tenha declarado essa codificação em sua página, o seu servidor ainda pode estar enviando a página com um cabeçalho HTTP anexo que diz que a codificação é diferente. A declaração no cabeçalho HTTP irá anular as informações dentro da página.

Para resolver esta questão, você precisará verificar se este é realmente um problema e, em seguida, se este for o caso, tomar providências para corrigir o erro.

São necessários privilégios de administrador de servidor para alterar a codificação enviada no cabeçalho HTTP, embora você possa fazer isso sozinho mesmo que estiver enviando arquivos via ISP. Consulte o administrador de seu servidor. Veja a explicação de uma maneira de fazer isso para um servidor Apache.

Dê-nos a sua opinião (em inglês).

Subscreva uma alimentação RSS.

Novos recursos

Notícias na página principal

Twitter (Notícias na página principal)

‎@webi18n

Leitura complementar

Autor: Richard Ishida, W3C. Tradutor: Brazilian Portuguese Translation Team, Trusted Translations, Inc..

XHTML 1.0 válida!
CSS válido!
Codificado em UTF-8!

Traduzido de conteúdo em inglês datado de 2005-08-26. Última versão traduzida modificada 2010-08-27 22:52 GMT

Para obter o histórico de alterações do documento, faça uma busca por qa-changing-encoding no blog da i18n.