Dwbp-LC-campaign.PT

From Data on the Web Best Practices
Jump to: navigation, search

Modelo de e-mail para promover a publicação de DWBP, DQV e DUV

Assunto

Novas publicações do Data on the Web Best Practices WG (W3C) - pedido de comentários

Corpo da Mensagem

Prezados,

O Data on the Web Best Practices Working Group do W3C tem o prazer de anunciar a publicação de três documentos: Boas Práticas de Dados na Web (Data on the Web Best Practices), Vocabulário de Uso de Conjunto de Dados (Dataset Usage Vocabulary) e Vocabulário de Qualidade de Dados (Data Quality Vocabulary).

Esses documentos são o resultado de dois anos de esforço colaborativo do grupo de trabalho, que conta com uma fundamental participação de um grupo expressivo de pesquisadores brasileiros. Acreditamos que o documento de Boas Práticas e os Vocabulários estão completos e gostaríamos de ouvir os seus comentários finais, antes que eles se tornem um Candidato à Recomendação do W3C (Boas Práticas) e Notas de Trabalho do W3C (Vocabulários). Estamos também ansiosos para ouvir como você está implementando, ou planeja implementar, essas Boas Práticas.

  • O documento sobre Boas Práticas de Dados na Web oferece recomendações sobre como dados de todos os tipos – governo, pesquisa, comercial, etc. – podem ser compartilhados na Web, de forma aberta ou não. O objetivo é tornar os dados disponíveis de forma a maximizar as chances de sua descoberta e reutilização. O fornecimento de uma variedade de metadados, o uso de URIs como identificadores e várias opções de acesso são algumas das chaves para isso.
  • O Vocabulário de Uso de Conjunto de Dados oferece um arcabouço onde citações, comentários e a utilização dos dados dentro de aplicações podem ser estruturados. O objetivo é beneficiar os publicadores de dados, permitindo a avaliação do impacto dos seus esforços para compartilhar dados, e beneficiar, também, os usuários de dados, encorajando a disponibilidade contínua dos dados e a visibilidade de seu próprio trabalho.
  • O Vocabulário de Qualidade de Dados oferece um arcabouço onde a qualidade de um conjunto de dados pode ser descrita pelo publicador ou por uma comunidade mais ampla de usuários. Esse vocabulário não fornece uma definição formal, completa, de qualidade, ao contrário, enuncia um meio consistente no qual as informações podem ser fornecidas, de tal forma que um usuário potencial de um conjunto de dados possa fazer um julgamento próprio sobre sua adequação a um propósito específico.

Por favor, envie quaisquer comentários, ou exemplos de como você está usando as Boas Práticas, para public-dwbp-comments@w3.org (subscribearchives), até o dia 12 de junho de 2016.

Todo retorno é bem-vindo e todos os comentários serão respondidos.

Estamos ansiosos para ouvir você!

The W3C Data on the Web Best Practices Working Group

https://www.w3.org/2013/dwbp/

Listas Promovidas

Lista de todas as listas de e-mails e indivíduos para os quais o e-mail da campanha foi enviado

Lista de e-mail / Indivíduo E-mail enviado por Data de envio do e-mail
sbc-l@sbc.org.br Laufer 23/05/2016
all-users@inf.puc-rio.br Laufer 23/05/2016
Brazil interest group for Open Knowledge and especially Open Data <okfn-br@lists.okfn.org> Caroline 24/05/2016
Nitai B. Silva e Christian Moryah - MINC Caroline 24/05/2016
Augusto Herrmann Batista e Everson Lopes de Aguiar - MPOG (INDA) Caroline 24/05/2016
Thiago Rondon - Eokoe Caroline 24/05/2016
Karen Maria Gross Lopes - PROCERGS Caroline 24/05/2016
Diego Rabatone Oliveira - Desenvolvedor Caroline 24/05/2016
dadosabertosmj@googlegroups.com - grupo de desenvolvedores dos concursos do MJ Caroline 24/05/2016
gt-dadosabertos@nic.br <gt-dadosabertos@nic.br> Caroline 24/05/2016
Fernanda Campagnucci - CGM Caroline 24/05/2016
Thiago Avila - Governo de Alagoas Caroline 24/05/2016
thackday@googlegroups.com Caroline 24/05/2016
INDA-br@googlegroups.com Caroline 24/05/2016
Sérgio Pinto Bolliger ; Douglas da Graça Griggio ; Eduardo Galego ; Helena Pchevuzinske ; Alvaro Gregorio, Roberto Agune ; Valter Hsu ; Silvia Negrini - Governo de São Paulo Caroline 24/05/2016
Marco Túlio Pires e Natalia Mazotte - Escola de Dados Caroline 24/05/2016
Jamila Venturini e Marina Barros - CTS FGV Rio Caroline 24/05/2016