W3C Promove Workshop na África para Examinar o Papel das Tecnologias Móveis no Desenvolvimento

Participantes Convidados a Examinar o Potencial de Inovação nos Mercados Emergentes

 

http://www.w3.org/ -- 25 de Novembro de 2008 -- Como parte de sua missão de garantir uma web acessível a todos, o W3C convida o público para participar do Workshop sobre o Papel das Tecnologias Móveis em Fomentar o Desenvolvimento Econômico e Social na África, em Maputo, Moçambique, dias 1 e 2 de abril de 2009. Os participantes irão buscar caminhos para levar os telefones móveis a atingir o potencial que possuem como plataforma sobre a qual se implementam serviçõs baseados nas tecnologias de informação e comunicação para os segmentos mais pobres da população nos países em desenvolvimento, com especial ênfase no contexto africano.

"A capilaridade e o baixo custo da telefonia móvel nos países em desenvolvimento, combinados com a facilidade de acesso a Internet, nos dão a possibilidade de prover serviços baseados na Internet a bilhões de pessoas que não teriam condições econômicas de acesso de outra forma," afirma George Sadowsky, co-moderador do Workshop. "É tão grande o potencial que possui a Internet em dispositivos móveis para oferecer às pessoas benefícios reais, sociais e econômicos que precisa ser explorado e aproveitado."

Os participantes do Workshop irão procurar meios de reduzir as barreiras enfrentadas tanto pelos provedores de conteúdo (comunidades locais, organizações não governamentais, governos e empreendedores locais que buscam desenvolver e implementar serviços) como por usuários que se deparam com questões de analfabetismo, internacionalização, acessibilidade e usabilidade.

Devido à limitação de vagas, qualquer interessado em participar do Workshop deverá enviar uma declaração de interesse. Mais informações sobre como participar já estão disponíveis. O evento terá tradução simultânea para as línguas Português, Inglês e Francês.

Oportunidades de patrocínio objetivam ampliar as participaçõe

O W3C abre a oportunidade para que empresas e organizações dêem o seu apoio, tornando-se Patrocinadores do Workshop. O Programa de Patrocínio com 3 cotas foi desenhado para permitir que o patrocinador ganhe visibilidade como também para apoiar a participação de especialistas que não teriam de outra forma condições de arcar com os custos de viagem e hospedagem.

O Ministério da Ciência e Tecnologia do Governo de Moçambique hospedará este Workshop que é parte do projeto Digital World Forum (Programa FP7 - 7th Research Framework Programme da União Européia). Este Fórum busca compreender como as tecnologias de baixo custo podem ajudar a superar a exclusão digital.

O evento é a terceira edição organizada pela Iniciativa Web Móvel (MWI) do W3C sobre web móvel e desenvolvimento social. Veja mais sobre os encontros anteriores em Bangalore, na Índia e a edição seguinte em São Paulo, no Brasil. A MWI visa identificar e prover soluções para os desafios e questões relativas ao acesso à web quando se está em movimento.

Sobre o Consórcio World Wide Web [W3C]

O Consórcio World Wide Web (W3C) é um consórcio internacional no qual as organizações associadas, profissionais de tempo integral e especialistas afins trabalham juntos para o desenvolvimento de padrões Web. O W3C realiza a sua missão ao criar padrões, normas e diretrizes que garantem o crescimento da Web no longo prazo. São mais de 440 Organizações Associadas ao Consórcio. O W3C é dirigido conjuntamente pelo Laboratório de Ciência da Computação e Inteligência Artificial do Massachusetts Institute of Technology (MIT CSAIL), nos EUA, pelo Consórcio Europeu de Pesquisa em Informática e Matemática (ERCIM), na França e pela Keio University, no Japão, além de Escritórios Regionais. Para mais informações, veja em http://www.w3.org/

 

Contato para Americas e Australia --
Ian Jacobs, <ij@w3.org>, +1.718.260.9447
Contato para Europa, Africa e Oriente Médio --
Marie-Claire Forgue, <mcf@w3.org>, +33 6 76 86 33 41
Contato para Asia --
Fumihiro Kato <fumi@w3.org>, +81.466.49.1170